ANESTESIA PARA CIRURGIA OCULAR

QUE TIPOS DE ANESTESIA ESTÃO DISPONÍVEIS PARA ADULTOS?

            Uma anestesia “geral”, “local” ou “tópica” é necessária durante todos os tipos de cirurgia para reduzir ou eliminar a dor. A cirurgia ocular não é exceção. A anestesia tópica ou local, que bloqueia a sensação em uma área do corpo, mas não afeta a consciência geral, não é apropriada para crianças submetidas a cirurgia ocular, mas pode ser considerada em alguns adultos. Anestesia geral, que coloca o paciente “para dormir” e elimina a possibilidade de movimento, é comumente usada. A decisão sobre que tipo de anestesia será utilizada dependerá da cirurgia realizada e do paciente.

COMO A ANESTESIA GERAL É ADMINISTRADA?

            A anestesia geral geralmente é iniciada em adultos por medicamentos administrados através das veias para induzir o sono. Depois que o paciente está dormindo, ele é entubado para permitir que o anestesista controle a respiração do paciente durante a cirurgia. Agentes anestésicos inalatórios administrados através do tubo ou medicamentos administrados por via intravenosa mantêm a anestesia. O tubo de respiração é removido no final da cirurgia antes de o paciente estar completamente acordado.

O QUE O PACIENTE PODE COMER OU BEBER ANTES DA ANESTESIA GERAL?

            Em geral, o paciente não deve comer ou beber nada, nem água, por oito horas antes da cirurgia. O estômago deve estar vazio para evitar possíveis complicações anestésicas. A equipe do hospital ou seu médico fornecerão instruções específicas sobre a que horas o paciente deve parar de comer e beber.

QUE TIPOS DE ANESTESIA ESTÃO DISPONÍVEIS PARA CRIANÇAS?

            Existem dois tipos principais de anestesia: local e geral. A anestesia local consiste em anestesiar a área ao redor do local a ser operado aplicando ou injetando agentes anestésicos. Por exemplo, os dentistas usam anestesia local injetando lidocaína na área do dente a ser operada. O paciente ainda está acordado, capaz de se mover e está ciente do procedimento. Na anestesia geral o paciente estará dormindo e não está a par do procedimento. Em ambos os casos, não se sente dor durante o procedimento.

            As crianças quase sempre precisam de anestesia geral para realizar qualquer cirurgia dentro ou ao redor dos olhos. Isso é necessário para que a criança fique completamente imóvel e a cirurgia possa ser realizada com segurança e eficácia. Às vezes, a anestesia geral é necessária para um exame completo de uma criança que não é cooperativa ao exame no consultório.

COMO A ANESTESIA É ADMINISTRADA ÀS CRIANÇAS?

            A anestesia geral é geralmente administrada a crianças em dois estágios. Primeiro, é dada uma droga relaxante que faz com que a criança adormeça. Este medicamento geralmente vem em forma de gás e é liberado por uma máscara facial perfumada. Após a criança dormir é injetado anestésico intravenoso.

            Em procedimentos curtos, como uma desobstrução do ducto lacrimal, às vezes apenas a máscara é necessária para administrar a anestesia e concluir o procedimento. Para a maioria dos procedimentos oculares, no entanto, entubação ou máscara laríngea são colocadas na traqueia para permitir que o anestesista controle e mantenha a respiração da criança sob anestesia. Agentes anestésicos inalatórios administrados através do tubo e / ou medicamentos administrados por via intravenosa mantêm a anestesia. O tubo de respiração é removido no final da cirurgia antes que a criança esteja totalmente acordada.

COMO DEVE-SE PREPARAR UMA CRIANÇA PARA CIRURGIA?

            Se seu filho tiver idade suficiente para entender por que está fazendo a cirurgia, é importante fornecer uma explicação para que ele se sinta à vontade com a decisão. Se a criança é muito pequena, mantê-la calma é muito útil.

É NECESSÁRIO EXAME MÉDICO PARA CRIANÇAS ANTES DA ANESTESIA GERAL?

            Sim. Antes da cirurgia, é realizado pelo pediatra ou por vezes pelo anestesista um bom exame para garantir que seu filho seja suficientemente saudável para ser submetido à anestesia e realizar qualquer cirurgia planejada.

O QUE SE PODE COMER OU BEBER ANTES DA ANESTESIA GERAL?

            Pacientes não devem comer ou beber nada durante um certo período de tempo antes de uma cirurgia a ser realizada sob anestesia geral. Esse período pode ser de 4 a 8 horas, dependendo da idade do paciente e do tipo de alimento ou líquido. As orientações específicas para o seu filho serão dadas diretamente a você pelo seu oftalmologista ou anestesista.

            Ter o estômago completamente vazio ajuda a evitar a aspiração pulmonar. A aspiração pulmonar ocorre quando o conteúdo estomacal é respirado para dentro dos pulmões e pode causar sérias complicações. O jejum pode ser difícil para qualquer pessoa, especialmente nas crianças, mas lembre-se de que é feito para a segurança delas.

A ANESTESIA GERAL NÃO É PERIGOSA?

            Não. Os pacientes são monitorados extensivamente pelo anestesista enquanto dormem. Reações graves à anestesia são extremamente raras. Todas as precauções são tomadas para garantir a segurança da criança enquanto ela está dormindo.

Anterior

Próximo