ANISOMETROPIA

O QUE É ANISOMETROPIA?

            Anisometropia significa que os dois olhos graus diferente; portanto, há um foco desigual entre os dois olhos. Isso geralmente ocorre devido a um olho ter uma forma ou tamanho ligeiramente diferente do outro, causando curvatura (astigmatismo), miopia ou hipermetropia assimétricas.

POR QUE ISSO É UM PROBLEMA PARA MEU FILHO?

            A anisometropia pode levar a ambliopia (olho preguiçoso) em crianças pequenas pois o poder de focar um objeto é enviado pelo cérebro de maneira igual a ambos os olhos. Se os olhos não tiverem o mesmo poder de refração, um dos olhos ficará embaçado em relação ao outro. O olho com a imagem borrada será não desenvolverá uma boa visão.

COMO SEI SE MEU FILHO TEM ANISOMETROPIA?

            Não há sinais externos, pois as crianças enxergam bem com um olho e raramente se queixam de sintomas. É necessário exame de rotina com o oftalmologista.

QUAL É O TRATAMENTO?             O primeiro passo é corrigir a diferença entre os olhos com óculos (ou lentes de contato em certos casos). Se a visão no olho “preguiçoso” não melhorar adequadamente, será necessário forçar o cérebro a usá-lo o para melhorar ao máximo a visão, isso pode ser feito com oclusão ou colírio para desfocar olho bom.

Anterior

Próximo