CELULITE

O QUE É CELULITE?

            A celulite é uma infecção ou inflamação da pele das pálpebras e / ou da cavidade ocular (órbita) e do tecido circundante.

O QUE É O SEPTO ORBITAL?

            O septo orbital é uma membrana fibrosa que separa as estruturas superficiais da pálpebra das estruturas mais profundas da órbita.

O QUE É CELULITE PRESEPTAL?

            A celulite pré-septal é uma infecção ou inflamação superficial das pálpebras, que não se estende além do septo orbital para a dentro da órbita.

O QUE É CELULITE ORBITÁRIA?

            A celulite de órbita é uma infecção ou inflamação que envolve as estruturas mais profundas da órbita, ela é mais grave que a celulite pré-septal. Como a órbita tem comunicação direta com os seios da face, uma sinusite pode levar a uma celulite. Além disso, a órbita tem contato com o cérebro, portanto, uma celulite pode se disseminar para o cérebro.

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS NOS SINAIS E SINTOMAS DAS CELULITES PRÉ-SEPTAL E ORBITÁRIA?

            Pode ser muito difícil distinguir entre celulite pré-septal e orbitária, mesmo para o seu médico. Nas duas condições, as pálpebras aparecem vermelhas e inchadas; no entanto, em pacientes com celulite pré-septal (Figura 1), os olhos se movem normalmente, não há desvio ocular ou deslocamento do globo ocular. Na celulite orbital, o quadro de dor geralmente é mais exuberante, pode haver restrição dos movimentos oculares, desvio do olho, o olho pode parecer mais saliente do que o normal, pode haver uma diminuição na visão e reação anormal da pupila.

Figura 1: Fotografia de celulite pré-septal à esquerda.

O QUE CAUSA CELULITE PRÉ-SEPTAL?

As causas incluem:

– Sinusite;

– Propagação local de infecção de outros locais próximos (como calázio ou cirurgia anterior recente);

– Propagação de infecção sistêmica;

– Picada de inseto;

– Reação alérgica.

COMO A CELULITE PRÉ-SEPTAL É AVALIADA?

            Uma história e exame oftalmológico completo são realizados, podem ser solicitados exames de sangue para procura de alterações presentes nas infecções. Um estudo de imagem (tomografia computadorizada ou ressonância magnética) pode ser obtido para avaliar se há propagação além do septo na órbita.

COMO É TRATADA A CELULITE PRÉ-SEPTAL?

            O tratamento é feito com antibióticos, normalmente, administrados por via oral, mas às vezes são usados ​​medicamentos intravenosos (na veia). Uma criança pode precisar ser internada no hospital para monitoramento.

            Compressas frias e anti-alérgicos também podem ser usados ​​para tratar sintomas relacionados à alergia ou à picada de inseto.

QUAIS SÃO AS COMPLICAÇÕES DA CELULITE PRÉ-SEPTAL?

            A infecção pode se espalhar posteriormente para a órbita ou outras estruturas. A celulite pré-septal geralmente responde ao tratamento adequado e oportuno e geralmente há recuperação total.

O QUE CAUSA CELULITE ORBITÁRIA?

            A propagação de uma infecção é a causa mais comum de celulite orbital. As causas incluem:

– Sinusite (a causa mais comum);

– Trauma ou corpo estranho;

– Cirurgia recente próxima à órbita;

– Infecção sistêmica;

– Abscesso dentário.

COMO A CELULITE ORBITÁRIA É AVALIADA?

            Uma história e exame oftalmológico completo são realizados e exames de sangue  são solicitados para procura de alterações presentes nas infecções. Um estudo de imagem (tomografia computadorizada ou ressonância magnética) deve ser obtido para avaliar se há propagação além do septo na órbita.

Figura 2: Fotografia de celulite orbitária à esquerda.

COMO É TRATADA A CELULITE DE ÓRBITA?

            O tratamento da celulite orbital geralmente envolve a internação no hospital para observação cuidadosa e antibioticoterapia intravenosa. A consulta de um oftalmologista e possivelmente de um otorrinolaringologista é frequentemente recomendada. A cirurgia para drenar a infecção orbital e sinusal pode ser necessária se a condição não melhorar ou progredir. Os pacientes devem ser monitorados cuidadosamente quanto à perda de visão.

QUAIS SÃO AS COMPLICAÇÕES DA CELULITE ORBITÁRIA?

            A disseminação para o cérebro a partir da órbita pode causar abscesso cerebral (infecção isolada), meningite (infecção nos tecidos ao redor do cérebro) e / ou hidrocefalia (aumento da pressão no cérebro). Essas complicações graves geralmente requerem cuidados intensivos e, possivelmente, cirurgia de emergência. Raramente, essas complicações podem resultar em morte. No entanto, a celulite geralmente responde ao tratamento adequado e oportuno, com recuperação total.

Anterior

Próximo