CONJUNTIVITE

O QUE É A CONJUNTIVITE?

            Conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, camada transparente que recobre a parte branca dos olhos. É caracterizada por olho vermelho, podendo estar associada à secreção aquosa ou com muco. Outros sinais e sintomas podem incluir queimação, coceira, irritação ou presença de crostas nos cílios.

O QUE CAUSA A CONJUNTIVITE?

            Existem muitas formas de conjuntivite e um exame oftalmológico pode ajudar a determinar sua causa. A conjuntivite infecciosa pode ser causada por bactérias ou vírus, existem ainda a conjuntivite alérgica e a também conjuntivite química, causada pelo contato do olho com produtos químicos (Figura 1).

Figura 1: Fotografia de conjuntivite bacteriana (Fonte: Bielory L, et al. An algorithm for the management of allergic conjunctivitis. Allergy and Asthma Proceedings, 2013).

A CONJUNTIVITE É CONTAGIOSA?

            A conjuntivite causada por bactérias ou vírus é contagiosa.

COMO É TRATADA?

            Como afirmado acima, existem várias causas diferentes de conjuntivite cada uma com seu tratamento específico. Se a conjuntivite é causada por bactérias, podem ser necessários colírios de antibiótico ou antibiótico sistêmico. É importante usar medicamentos apenas sob prescrição médica, a fim de evitar a recorrência do quadro e reduzir a resistência a antibióticos. A conjuntivite viral não responde aos antibióticos e a conjuntivite alérgica é tratada com colírios antialérgicos.

COMO POSSO EVITAR A CONJUNTIVITE?

            Lavar as mãos é a melhor maneira de evitar a conjuntivite. Além disso, não toque nos olhos ou no rosto, a menos que tenha acabado de lavar as mãos. Se você usar lentes de contato, lave as mãos antes de colocar e retirar as lentes; limpe e descarte regularmente suas lentes, de acordo com as diretrizes do fabricante. Sempre armazene suas lentes em soluções indicadas pelo seu oftalmologista.

MEU BEBÊ TEM LACRIMEJAMENTO EXCESSIVO. ISSO É CONJUNTIVITE?

            Este pode ser um sintoma de conjuntivite infecciosa, mas também podem ser causados ​​por um ducto lacrimal obstruído ou glaucoma congênito. O exame oftalmológico pode esclarecer devidamente a causa.

Fonte: https://aapos.org/glossary/conjunctivitis

Anterior