DEFICIÊNCIA VISUAL CORTICAL/CEREBRAL (CVI)

O QUE É DEFICIÊNCIA VISUAL CEREBRAL/CORTICAL?

            Consiste na redução da acuidade visual devido a um problema neurológico que afeta a parte visual no cérebro. Geralmente tem exame oftalmológico normal ou tem uma alteração ocular que não pode explicar o comportamento visual anormal.

O QUE É MATURAÇÃO VISUAL ATRASADA?

            A maturação visual atrasada é semelhante à deficiência visual cortical (CVI, do inglês, cortical visual impairment), pois o bebê tem um exame oftalmológico normal, mas não demonstra comportamento visual normal. Diferentemente da CVI, uma criança com atraso na maturação visual apresenta melhora da visão durante o primeiro ano de vida.

COMO A VISÃO FUNCIONA NA CVI?

            A estrutura ocular geralmente é normal, porém não é adequadamente processada devido à função cerebral anormal. O dano às vias visuais posteriores resulta em comportamentos visuais característicos, dependendo de qual dos centros visuais ou áreas de associação está envolvido. Danos ao trato óptico e radiações podem resultar em anormalidades do campo visual (pontos cegos).

O QUE CAUSA A CVI?

            É causada por qualquer processo que danifique as partes visuais do cérebro. Os exemplos incluem: dano cerebral devido a prematuridade, acidente vascular cerebral, suprimento sanguíneo reduzido / oxigenação diminuída ao nascimento, malformação ou infecção cerebral, hidrocefalia, convulsão, doença metabólica, traumatismo craniano e outros distúrbios neurológicos.