DIVERGÊNCIA VERTICAL DISSOCIADA (DVD)

O QUE É A DVD?

DVD é uma alteração na qual um olho se move principalmente para cima (Figura 1), mas também para fora e extorse (gira para fora). O desvio pode variar ao longo do dia e pode estar presente em um ou nos dois olhos. É possível que o desvio de ambos os olhos seja desigual.

Figura 1: Paciente com DVD, nota-se olho esquerdo para cima.

QUANDO E POR QUE OCORRE A DVD?

            A DVD normalmente não é vista ao nascimento e geralmente aparece aos 2-3 anos de idade. A ocorrência é maior em pacientes com estrabismo de início precoce. A DVD está altamente correlacionada com defeitos na fusão (quando olhos não são utilizados ao mesmo tempo). Crianças com boa fusão têm menos chances de desenvolver DVD.

A DVD AFETA A VISÃO DE PROFUNDIDADE?

            DVD pode afetar a visão de profundidade. Como a imagem do olho desviado para cima é suprimida, um tipo de diminuição da acuidade visual, conhecida como ambliopia, pode ocorrer durante a infância e consequentemente afetar a visão profundidade, pois esta exige o funcionamento dos dois olhos ao mesmo tempo.

QUE OPÇÕES DE TRATAMENTO EXISTEM PARA DVD?

            A cirurgia do músculo ocular é geralmente indicada quando a DVD é grande e / ou frequente. O objetivo do tratamento é minimizar a frequência do desvio para cima. Em alguns casos, mesmo após o tratamento, a DVD ainda pode ser observada.

OS EXERCÍCIOS OCULARES AJUDAM NO TRATAMENTO DA DVD?

Exercícios para os olhos não ajudam.

Fonte: https://aapos.org/glossary/dissociated-vertical-deviation