ERROS REFRATIVOS NAS CRIANÇAS

COMO O OLHO FOCA A LUZ?

            Para ver com clareza, os raios de luz de um objeto devem ser focalizados na camada interna do olho (a retina). O olho funciona como uma câmera, possui uma abertura na frente (pupila), um mecanismo de foco (a córnea e o cristalino) e uma parte sensível à luz na parte de trás (retina). Se os raios de luz não estiverem focados na retina, um erro de refração está presente.

            Os tipos de erros de refração são: miopia, hipermetropia e astigmatismo.

O QUE É A HIPERMETROPIA?

            A hipermetropia ocorre quando os raios de luz focam atrás da retina (porque o olho é muito curto ou tem pouco poder de foco) e faz com que objetos próximos e distantes pareçam embaçados. Os sinais e sintomas da hipermetropia são mais intensos quanto mais próximo estiver o objeto observado.

            A hipermetropia leve é normal na infância e sua correção com óculos geralmente não é necessária, pois as crianças podem compensar esse grau por conta própria, usando seu mecanismo de foco natural (acomodação). Uma hipermetropia significativa pode exigir correção com óculos, principalmente quando associada a olhos desviados (estrabismo do tipo esotropia acomodativa). A hipermetropia geralmente aumenta na primeira infância e depois diminui no período da adolescência. Lentes de contato e cirurgia a laser são alternativas aos óculos na idade apropriada.

O QUE É A MIOPIA?

            A miopia ocorre quando os raios de luz focam antes da retina porque o olho é muito longo ou possui um poder de foco excessivo (Figura 1). Os objetos à distância parecem embaçados e, à medida que se aproximam do olho, são vistos com mais clareza. Essa condição pode ser herdada ou associada ao nascimento prematuro e pode ocorrer em qualquer idade. A prevalência da miopia é baixa em crianças brasileiras com menos de oito anos, mas é alta nos países asiáticos. Óculos concentram os raios de luz na retina e melhoram a visão. A miopia normalmente progride anualmente e se estabiliza ao final da adolescência ao redor dos vinte anos de vida. Alguns dados epidemiológicos recentes sugerem que mais tempo gasto ao ar livre está associado a menor progressão da miopia. Não há evidências específicas de que o uso excessivo de computadores ou dispositivos portáteis aumente a miopia. Na idade apropriada, lentes de contato ou cirurgia a laser (cirurgia refrativa) podem ser uma alternativa aos óculos.

Figura 1. Esquema mostrando os raios se cruzando antes da retina em um olho com miopia (Fonte: https://eyewiki.org/Myopia)

O QUE É O ASTIGMATISMO?

            O astigmatismo ocorre quando a córnea é mais curva em uma direção do que na outra. De forma que o formato do olho é mais parecido com uma bola de futebol americano do que com uma bola normal (esférica). Os raios se concentram em vários pontos diferentes (na frente e / ou atrás da retina). A visão de perto e de longe são afetadas. Óculos são prescritos para crianças com astigmatismo significativo, que, se não for corrigido, pode levar a uma baixa visual (ampliopia) no futuro. Lentes de contato e cirurgia a laser são alternativas aos óculos, na idade apropriada.

Fonte: https://aapos.org/glossary/refractive-errors-in-children

Anterior

Próximo