ESTRABISMO / DESVIO OCULAR / “OLHO-TORTO”/ VESGO

O QUE É O ESTRABISMO? ELE É COMUM?

            Estrabismo é qualquer desalinhamento dos olhos. Estima-se que 4% da população americana tenha estrabismo.

EXISTEM TIPOS DIFERENTES DE ESTRABISMO? COMO SÃO NOMEADOS?

            Existem muitos tipos diferentes de estrabismo. O estrabismo é mais comumente descrito pela direção do desalinhamento dos olhos. Tipos comuns de estrabismo são esotropia (desvio interno do olho), exotropia(desvio externo do olho) e hipertropia (desvio do olho para cima).

            O estrabismo também pode ser descrito por sua causa. Três nervos cranianos (III, IV, VI) são responsáveis ​​pelo movimento ocular e, quando estão fracos ou paralisados, causam estrabismo. Alguns exemplos desse tipo de estrabismo incluem paralisia do terceiro nervo (III) e paralisia do oblíquo superior (IV).

            Padrões especiais de estrabismo podem ter nomes únicos, como a síndrome de Brown e a síndrome de Duane.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ESTRABISMO HORIZONTAL?

            Esotropia é o desvio interno dos olhos (em direção ao nariz). Os tipos de esotropia incluem esotropia infantil, esotropia acomodativa (relacionada à hipermetropia) e paralisia do sexto nervo. Exotropia é o termo usado para descrever o desvio externo dos olhos (Figuras 1 e 2).

Figura 1: Criança com esotropia infantil de grande ângulo.
Figura 2: Criança com exotropia do olho direito.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ESTRABISMO VERTICAL?

            Os termos hipertropia e hipotropia são usados ​​para descrever o desalinhamento vertical. A hipertropia é quando o olho desvia para cima. Hipotropia é quando o olho desvia para baixo.

O QUE CAUSA O ESTRABISMO?

            A maior parte dos estrabismos é o resultado de uma anormalidade do controle neuromuscular (incluindo o cérebro) do movimento ocular. O funcionamento destes centros de controle no cérebro ainda não é bem compreendido. Menos comumente, um problema no próprio músculo ocular pode causar o estrabismo.

COMO O ESTRABISMO ESTÁ RELACIONADO COM A VISÃO BAIXA?

            O desalinhamento dos olhos pode causar ambliopia (visão deficiente em um olho estruturalmente normal) em crianças. Isso ocorre porque quando os olhos estão orientados em direções diferentes, o cérebro recebe duas imagens diferentes e pode ignorar a imagem do olho desalinhado, para evitar a visão dupla. Isso resulta no desenvolvimento deficiente da visão do olho desviado.

            Além disso, um olho que vê mal pode desenvolver estrabismo.

QUE CRIANÇAS DESENVOLVEM O ESTRABISMO?

            O estrabismo geralmente ocorre em crianças que são completamente normais. No entanto, distúrbios que afetam o cérebro, como paralisia cerebral, síndrome de Down, hidrocefalia e tumor cerebral, são mais propensos a desenvolver estrabismo.

QUE TRANSTORNOS CAUSAM ESTRABISMO NO ADULTO?

            Problemas vasculares, como aneurisma ou derrame, podem causar estrabismo em adultos. Trauma, problemas neurológicos e doença de Graves (distúrbio da tireoide) são outras causas comuns de estrabismo.

COMO O TRAUMA CAUSA O ESTRABISMO?

            O trauma pode causar estrabismo por:

            – Dano cerebral que prejudica o controle dos movimentos oculares;

            – Dano nos nervos que controlam o movimento ocular e / ou

            – Dano direto dos músculos oculares.

COMO O ESTRABISMO É TRATADO?

            O objetivo do tratamento do estrabismo é melhorar o alinhamento dos olhos, permitindo que os olhos trabalhem melhor juntos (visão binocular). O tratamento pode envolver óculos, exercícios oculares, prisma e / ou cirurgia do músculo ocular (cirurgia de estrabismo). Os problemas associados ao estrabismo (incluindo ambliopia, ptose e catarata) são geralmente tratados antes da cirurgia do músculo ocular.

Fonte: https://aapos.org/glossary/strabismus