EXOTROPIA

O QUE É EXOTROPIA?

            A exotropia é uma forma de estrabismo (desalinhamento ocular) na qual um ou ambos os olhos se voltam para fora. É o oposto da esotropia. A exotropia pode ocorrer de tempos em tempos (exotropia intermitente) ou pode ser constante e pode ocorrer em todas as faixas etárias.

QUAIS SÃO OS DIFERENTES TIPOS DE EXOTROPIA?

            A exotropia pode ser congênita (presente no nascimento) ou adquirida. As formas adquiridas de exotropia incluem exotropia intermitente, exotropia sensorial e exotropia consecutiva (exotropia que se desenvolve após a cirurgia para tratar a esotropia).

O QUE É EXOTROPIA CONGÊNITA?

            A exotropia congênita ou infantil é um desvio externo dos olhos de início ao nascimento ou na primeira infância. Em bebês, a esotropia é muito mais comum do que a exotropia. A exotropia constante em uma criança deve ser avaliada por um oftalmologista pediátrico para avaliar quaisquer condições médicas associadas.

O QUE É EXOTROPIA INTERMITENTE?

            A exotropia intermitente é uma condição na qual há momentos em que um olho se desvia para o fora e outros em que os olhos estão alinhados (Figuras 1 e 2). Geralmente o desvio é mais evidente quando o paciente está cansado ou está olhando objetos distantes. A exotropia intermitente pode ocorrer raramente e resultar nenhum sintoma. No entanto, em algumas pessoas, pode se tornar mais frequente ao longo do tempo ou progredir a ponto de se tornar constante.

Figura 1: Criança com os olhos alinhados, sem desvio (estrabismo).
Figura 2: Criança com exotropia (desvio para fora) do olho direito.

EXISTEM FAMÍLIAS NAS QUAIS A EXOTROPIA É MAIS COMUM?

            Problemas nos músculos oculares ou desalinhamento dos olhos (estrabismo) podem ser mais frequentes em algumas famílias. No entanto, os familiares afetados não compartilham necessariamente o mesmo tipo e / ou gravidade de estrabismo. Uma história familiar de estrabismo é uma questão a ser observada por um oftalmologista pediátrico.

QUAIS SÃO OS SINAIS DA EXOTROPIA INTERMITENTE?

            Pessoas com exotropia intermitente podem experimentar o desvio externo apenas ocasionalmente, como quando estão muito cansadas, se sentindo doentes ou depois de beber álcool. As crianças podem apertar os olhos sob a luz do sol ou esfregar um dos olhos. Algumas pessoas descrevem que sua visão fica embaçada ou dupla quando seus olhos estão desalinhados. Alguns pacientes dizem poder “sentir” que um olho está desalinhado, mesmo que não vejam nada incomum, outros não percebem o desvio, a menos que seja mencionado por outra pessoa.

POR QUE ALGUÉM COM EXOTROPIA INTERMITENTE FECHA UM OLHO COM FREQUÊNCIA?

            Crianças com exotropia intermitente geralmente fecham ou apertam os olhos, especialmente quando são expostas à luz solar intensa. A razão exata pela qual isso ocorre permanece desconhecida.

            Crianças pequenas que não usam óculos de sol podem usar chapéu para proteger os olhos do sol, limitando assim a necessidade de apertar os olhos.

A EXOTROPIA INTERMITENTE PODE DESAPARECER COM A IDADE?

            Embora seja possível que a exotropia se torne menos frequente com a idade, a maioria das formas de exotropia não se resolve completamente. No entanto, algumas pessoas podem controlar o desvio adequadamente com óculos ou outros meios não cirúrgicos.

PODE SE FAZER ALGUMA COISA PARA EVITAR QUE A EXOTROPIA INTERMITENTE PIORE?

            Algumas abordagens podem ajudar a controlar a exotropia intermitente. Por exemplo, é importante obter a quantidade recomendada de sono para a idade e manter a criança saudável. Consulte o seu oftalmologista sempre que recomendado, a fim de manter o sistema visual equilibrado com os óculos apropriados. Porém, a progressão da exotropia intermitente não é algo que possamos controlar previsivelmente.

ASSISTIR A TELEVISÃO DEMAIS, JOGAR MUITO VÍDEO GAME PODEM FAZER A EXOTROPIA PIORAR? OU JOGOS DE VÍDEO GAME PODEM AJUDAR?

            Atividades visuais normais não têm efeito na exotropia. No entanto, por outros motivos de saúde, os pais são incentivados a limitar o tempo que seus filhos passam assistindo TV, jogando videogame e sentados em seus computadores.

O QUE É EXOTROPIA SENSORIAL?

            A exotropia que acontece em um olho com baixa visão é chamada exotropia sensorial. Nesse caso, o olho com visão reduzida é incapaz de trabalhar em conjunto com o outro olho e pode tender a se desviar para fora. A exotropia sensorial pode ocorrer em qualquer idade. Se o problema visual for tratável, deve ser resolvido o mais rápido possível. Nos casos de perda permanente da visão, a cirurgia para endireitar os olhos é frequentemente uma opção.

COMO A EXOTROPIA É TRATADA?

            O tratamento não cirúrgico pode incluir óculos e, em alguns casos, o uso de tampão (oclusor) pode ser recomendado. Se os olhos estiverem desalinhados com frequência poderá ser recomendada uma cirurgia nos músculos oculares para realinhar os olhos. O seu oftalmologista pediátrico discutirá o momento ideal da cirurgia para sua situação.

QUANDO É INDICADA A CIRURGIA PARA EXOTROPIA?

            Os critérios para a cirurgia podem variar um pouco, mas geralmente a cirurgia é indicada quando a exotropia está frequentemente presente, quando o paciente apresenta sintomas significativos (fadiga ocular, visão dupla) ou quando há evidências de que o paciente está perdendo a “visão binocular”. A cirurgia pode não ser recomendada se a exotropia for adequadamente controlada com óculos ou outros métodos não cirúrgicos.

O QUE É VISÃO BINOCULAR?

            A visão binocular refere-se à capacidade do cérebro de ver objetos com os dois olhos simultaneamente. Entre outros benefícios, a visão binocular é necessária para a percepção normal da profundidade, ou “visão 3D”. Seu oftalmologista pediátrico tem maneiras de testar isso no consultório.

QUAL A IDADE MELHOR PARA A CIRURGIA DA EXOTROPIA?

            A idade raramente é o principal fator determinante para a cirurgia de exotropia. A cirurgia é apropriada quando a exotropia está presente na maioria das horas que o paciente passa acordado, independentemente da idade.

EXOTROPIA PODE SER TRATADA COM TAMPÃO?

            Em uma criança pequena, o uso do tampão é útil quando há um olho que desvia com maior frequência do que o outro ou na presença de ambliopia. Isso ajuda a proteger a visão no olho não preferido. O seu oftalmologista vai orientar qual olho deve ser ocluído e por qual duração. Pode-se usar a oclusão alternada de ambos os olhos em crianças pequenas para tentar recuperar o controle do alinhamento dos olhos.

A EXOTROPIA PODE SER TRATADA COM ÓCULOS?

            Se um paciente tiver miopia ou alto astigmatismo, manter a prescrição dos óculos atualizada pode ajudar a controlar o alinhamento dos olhos e reduzir a frequência da exotropia.

A EXOTROPIA PODE SER TRATADA COM ÓCULOS COM PRISMAS?

            Se o ângulo da exotropia for pequeno, prismas podem ser usados ​​para aliviar a visão dupla, principalmente em adultos, mas não trata o desalinhamento dos olhos.

E OS EXERCÍCIOS ORTÓPTICOS PODEM SER USADOS NO TRATAMENTO?

            Provou-se que os exercícios tratam a insuficiência de convergência, que é um tipo específico de desvio ocular. Você pode ouvir sobre os exercícios sugeridos para o tratamento de alguns casos de exotropia intermitente; no entanto, eles não demonstraram ser um tratamento efetivo.

Fonte: https://aapos.org/glossary/exotropia