HEMANGIOMA CAPILAR

O QUE É UM HEMANGIOMA CAPILAR?

            Um hemangioma capilar (marca de nascença) é um tumor benigno (não canceroso) que consiste em um crescimento anormal de pequenos vasos sanguíneos (Figuras 1 e 2). Os hemangiomas capilares podem não estar presentes ao nascimento e aparecer nos primeiros 6 meses de vida. Eles geralmente começam a diminuir de tamanho entre 12 e 15 meses de idade. A maioria regride quase completamente aos 5 ou 6 anos de idade. Os hemangiomas capilares são mais comuns em bebês prematuros e em meninas.

Figura 1: Criança com hemangioma capilar em supercílio esquerdo, sem repercussão visual. (Fonte: https://www.willseye.org/disease_condition/eyelid-problems/)
Figura 2: Criança com hemagioma capilar em supercílio direito, causando deslocamento da pálpebra superior, mas sem cobrir o eixo visual (Fonte: https://eyewiki.org/Capillary_Hemangioma)

EM QUE LOCAIS DO CORPO OS HEMANGIOMAS CAPILARES PODEM OCORRER?

            Os hemangiomas capilares podem ser encontrados em qualquer parte do corpo. O envolvimento ocular inclui pálpebras, superfície ocular (conjuntiva) e a órbita (área ao redor do olho).

POR QUE OS HEMANGIOMAS CAPILARES DAS PÁLPEBRAS CAUSAM PROBLEMAS DE VISÃO?

            Os hemangiomas capilares da pálpebra podem causar ambliopia (diminuição da visão) por dois mecanismos. Primeiro, se a lesão exercer pressão na superfície do olho, causando astigmatismo, a criança pode desenvolver ambliopia refrativa. Segundo, se a lesão fizer com que a pálpebra se feche significativamente (ptose), bloqueando a visão, isso pode resultar em ambliopia por privação.

            Se a ambliopia se desenvolver no olho afetado, ela poderá ser tratada com óculos e / ou oclusão usando tampão adesivo.

COMO UM HEMANGIOMA CAPILAR NA ÓRBITA CAUSA PROBLEMAS DE VISÃO?

            Um hemangioma capilar na cavidade ocular (a área ao redor do olho chamada órbita) pode pressionar o olho e resultar em ambliopia ou estrabismo. Também pode pressionar o nervo óptico, o que pode causar sua atrofia. Qualquer uma dessas condições pode prejudicar a visão.

TODOS OS HEMANGIOMAS CAPILARES AO REDOR DO OLHO PRECISAM SER TRATADOS?

            Não. A maioria dos hemangiomas capilares ao redor do olho não requer tratamento. Eles são simplesmente monitorados para garantir o desenvolvimento visual e diagnosticar a necessidade de tratamento, se houver uma ameaça à visão.

COMO OS HEMANGIOMAS CAPILARES SÃO TRATADOS?

            Os hemangiomas capilares podem ser tratados de várias maneiras, dependendo da localização do hemangioma, sua gravidade e se está causando ou não problemas de visão.

            O propranolol é um medicamento eficaz usado no tratamento de hemangiomas. Geralmente é tomado por via oral, mas em alguns casos pode ser aplicado localmente se o hemangioma for muito pequeno e fino. Como o propranolol pode afetar a frequência cardíaca e a pressão arterial da criança, às vezes é necessário um monitoramento cuidadoso com pediatra ou cardiologista no início do tratamento, o que pode incluir uma breve internação no hospital.

            Medicamentos esteroides também podem ser usados ​​para tratar hemangiomas. Os esteroides podem parar o crescimento dos hemangiomas, causando a contração dos vasos sanguíneos. Dependendo do tamanho e localização do hemangioma, os esteroides podem ser prescritos por via oral, injetados diretamente no hemangioma ou aplicados na sua superfície. Os medicamentos esteroides podem ter efeitos colaterais indesejáveis, incluindo atraso no crescimento, catarata, glaucoma e oclusão da artéria central da retina.

            Às vezes, tratamentos a laser podem ser usados ​​em hemangiomas superficiais para impedir o crescimento, diminuir o tamanho ou clarear a cor.

            A cirurgia tradicional para remover hemangiomas ao redor do olho é geralmente reservada para hemangiomas pequenos e bem definidos, localizados sob a superfície da pele.

QUANTO TEMPO É PRECISO ESPERAR PARA QUE O HEMANGIOMA CAPILAR DIMINUA?

            Os hemangiomas capilares normalmente levam vários anos para regredir. A pele próxima ao hemagioma pode manter uma cor vermelha, apresentar uma aparência ligeiramente enrugada ou parecer perfeitamente normal, dependendo da resolução do hemangioma.

Fonte: https://aapos.org/glossary/capillary-hemangioma