HIFEMA

O QUE É UM HIFEMA?

            Um hifema é um acúmulo de sangue na câmara anterior do olho (Figura 1). Este é o espaço entre a córnea (superfície frontal transparente do olho) e a íris (parte colorida do olho).

Figura 1: Fotografia de um olho com hifema, um acúmulo de sangue no espaço entre a córnea e a íris.

O QUE CAUSA UM HIFEMA?

            Um hifema é frequentemente causado por trauma no olho. Também pode ocorrer como resultado de cirurgia no interior do olho ou de uma anormalidade dos vasos sanguíneos no interior do olho. Raramente, um hifema ocorre como consequência de problemas médicos que podem afetar os olhos, como xantogranuloma juvenil, anemia falciforme e câncer.

QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS DE UM HIFEMA?

            Os sintomas típicos incluem dor nos olhos, embaçamento ou perda de visão e fotofobia ou sensibilidade à luz. Às vezes, o acúmulo de sangue é visível a olho nu. O sangue de um hifema pode entupir os canais de drenagem do olho, causando um aumento na pressão intraocular. Pressão intraocular elevada prolongada pode levar a glaucoma e danos irreversíveis ao nervo óptico.

COMO UM HIFEMA É DIAGNOSTICADO?

            Um exame oftalmológico completo deve ser realizado pelo seu oftalmologista. Isso inclui verificação da visão e pressão intraocular (tonometria), exame com lâmpada de fenda e fundo de olho dilatado para garantir que não haja lesões adicionais, como descolamento de retina, catarata ou sangue em outras partes do olho .

COMO É TRATADO UM HIFEMA?

            O tratamento de um hifema envolve acelerar a reabsorção do sangue, tratar qualquer elevação da pressão intraocular e tentar evitar sangramentos adicionais. Recomenda-se um período (geralmente de vários dias) de atividade física limitada ou repouso no leito. A cabeça deve ser mantida em uma posição elevada, mesmo durante o sono e o olho pode ser protegido com uma concha de acrílico ou outro material. Os colírios esteroides são frequentemente prescritos para reduzir a inflamação e os colírios dilatadores podem ajudar a aliviar a dor. Pacientes com hifema não devem tomar nenhum produto que contenha aspirina ou ibuprofeno.

A CIRURGIA É INDICADA PARA TRATAR UM HIFEMA?

            Se o sangue não clarear após tratamento médico conservador em um período de tempo adequado, ou se houver um aumento incontrolável da pressão intraocular, poderá ser realizada uma cirurgia para remover o sangue.

EXISTEM EFEITOS A LONGO PRAZO DE UM HIFEMA?

            Às vezes, os canais de drenagem do olho são irreversivelmente danificados devido ao trauma associado a um hifema. Isso pode levar a um risco ao longo da vida de glaucoma. Um oftalmologista pode examinar os canais de drenagem usando uma lente especial (exame de gonioscopia) para determinar se esse dano ocorreu e que tipo de acompanhamento pode ser necessário a longo prazo.

Fonte: https://aapos.org/glossary/hyphema