HIPOPLASIA DE NERVO ÓPTICO

O QUE É O NERVO ÓPTICO?

            O nervo óptico é o resultado da reunião de mais de um milhão de fibras nervosas da retina (revestimento interno do olho) que transmitem os sinais visuais do olho para o cérebro (Figura 1). O nervo óptico se desenvolve durante o primeiro trimestre da vida intrauterina.

Figura 1: Fotografia do fundo de olho mostrando o nervo óptico normal (estrutura circular, alaranjada, a partir da qual os vasos sanguíneos se ramificam).

O QUE É HIPOPLASIA DO NERVO ÓPTICO?

            A hipoplasia do nervo óptico (HNO) é uma condição congênita na qual o nervo óptico é subdesenvolvido ou pequeno; (Figura 2).

Figura 2: Fotografia do fundo de olho mostrando hipoplasia do nervo óptico (nervo óptico pequeno).

COMO É DIAGNOSTICADA A HIPOPLASIA DO NERVO ÓPTICO?

            O diagnóstico de HNO é tipicamente feito durante um exame oftalmológico, pela observação do nervo óptico pequeno / pálido no exame de fundo de olho dilatado. É difícil prever o potencial de acuidade visual com base na aparência do nervo óptico.

O QUE CAUSA A HIPOPLASIA DO NERVO ÓPTICO?

            A maioria dos casos de HNO não tem causa identificável. A ingestão materna durante a gestação de fenitoína, quinina, LSD e álcool pode estar associada à HNO.

QUE PROBLEMAS VISUAIS ESTÃO ASSOCIADOS À HIPOPLASIA DO NERVO ÓPTICO?

            A deficiência visual da HNO varia de leve a grave e pode afetar um ou ambos os olhos. O nistagmo (tremor dos olhos) e estrabismo podem estar presentes.

A HIPOPLASIA DO NERVO ÓPTICO ESTÁ ASSOCIADA A PROBLEMAS NÃO VISUAIS?

            A hipoplasia do nervo óptico pode estar associada a malformações do sistema nervoso central que colocam o paciente em risco de outros problemas, incluindo distúrbios convulsivos e atraso no desenvolvimento. Na maioria das crianças, as deficiências hormonais ocorrem independentemente das anormalidades cerebrais.

QUE TESTES DEVEM SER FEITOS PARA CRIANÇAS COM HIPOPLASIA DO NERVO ÓPTICO?

            É indicada a realização de ressonância magnética e avaliação por um endocrinologista para todas as crianças com hipoplasia do nervo óptico.

A HIPOPLASIA DO NERVO ÓPTICO PIORA COM O TEMPO?

            Em geral, a HNO é uma condição estável e não progressiva, ou seja, não piora com o tempo. A visão pode melhorar um pouco e o nistagmo pode diminuir com o tempo.

HÁ ALGUM TRATAMENTO PARA A HIPOPLASIA DO NERVO ÓPTICO?

            Não existe tratamento médico ou cirúrgico para HNO. No entanto, a oclusão do olho com melhor visão pode melhorar a visão no outro olho. Crianças com perda significativa da visão em ambos os olhos podem se beneficiar do suporte precoce de especialistas em baixa visão. O tratamento com células-tronco não demonstrou ser eficaz para HNO.

LINKS PARA ARTIGOS SOBRE TERAPIA DE CÉLULAS-TRONCO PARA HIPOPLASIA DO NERVO ÓPTICO E OUTROS TRANSTORNOS CEREBRAIS ESTÃO DISPONÍVEIS NO SITE DA AAPOS (https://aapos.org/glossary/optic-nerve-hypoplasia)

Fonte: https://aapos.org/glossary/optic-nerve-hypoplasia