IMPLANTE DE LENTE INTRAOCULAR

O QUE É UM IMPLANTE DE LENTE INTRAOCULAR (LIO)?

            Um implante de lente intraocular é a colocação de uma lente artificial dentro do olho que substitui a lente natural do olho, que é removida pela cirurgia de catarata (Figuras 1 e 2).

Figura 1: Lente intraocular sendo inserida no olho.
Figura 2: Fotografia de um olho com a pupila dilatada, mostrando a lente intraocular bem posicionada após cirurgia de catarata.

POR QUE UMA LIO É USADA?

            Quando a lente natural (cristalino) é removida, grande parte da capacidade de foco do olho é perdida. Para restaurar a visão, o poder de foco perdido geralmente é substituído por um de três métodos: óculos (como a potência necessária é alta, a lente é bastante espessa); lente de contato (manusear e / ou tolerar uma lente de contato pode ser difícil para algumas crianças) ou LIO.

QUAIS SÃO AS CONSIDERAÇÕES DA CIRURGIA DE CATARATA EM UMA CRIANÇA?

            Além dos riscos pouco frequentes de qualquer cirurgia intraocular (infecção, sangramento, inflamação, descolamento de retina, etc), há considerações especiais para uma criança. Os olhos das crianças podem desenvolver inflamação maior após a cirurgia de catarata, especialmente quando uma LIO é colocada. Às vezes, a inflamação torna necessária uma nova cirurgia. O glaucoma também ocorre com mais frequência após a cirurgia de catarata em crianças. Por fim, a cirurgia de catarata para uma criança geralmente requer anestesia geral.

EM QUE IDADE PODE SER INSERIDA UMA LIO?

            Uma LIO é frequentemente utilizada quando a cirurgia de catarata é realizada após o primeiro ano de vida. Um estudo americano foi conduzido para determinar se uma LIO é uma opção viável para bebês. Este estudo demonstrou que os resultados visuais foram semelhantes em bebês tratados com uma LIO em comparação com aqueles tratados com uma lente de contato. No entanto, houve um risco aumentado de complicações e necessidade de cirurgias adicionais no grupo da LIO. Se uma lente de contato ou óculos forem usados ​​inicialmente, o implante da LIO pode ser considerado em um segundo momento, quando a criança for mais velha e o crescimento ocular mais completo. O uso de uma lente intraocular é uma decisão tomada pelo oftalmologista e individualizada para cada criança.

Fonte: https://aapos.org/glossary/intraocular-lens-implant-iol