INSUFICIÊNCIA DE CONVERGÊNCIA

O QUE É INSUFICIÊNCIA DE CONVERGÊNCIA?

            Insuficiência de convergência é a incapacidade de manter a função binocular (manter os dois olhos trabalhando juntos) enquanto se olha para objetos próximos. Normalmente, um olho se volta para fora (exotropia) ao focar em um objeto próximo.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS RESULTANTES DA INSUFICIÊNCIA DE CONVERGÊNCIA?

            Os sintomas incluem diplopia (visão dupla) e dores de cabeça durante a leitura. Muitos pacientes reclamam que têm dificuldade em se concentrar em objetos próximos (computador, leitura etc) e que as palavras escritas se movem e ficam embaçadas após longos períodos de leitura. Os pacientes às vezes apertam os olhos ou fecham um olho ao ler. Os sintomas podem variar e nem todos os sintomas estão presentes em todos os pacientes.

COMO UM PACIENTE DEVE SER TESTADO POR INSUFICIÊNCIA DE CONVERGÊNCIA?

            A insuficiência de convergência é diagnosticada por um oftalmologista, após obter um histórico dos sintomas do paciente e fazer o exame completo. O exame inclui a determinação da distância em que o paciente pode manter os olhos trabalhando juntos sem visão dupla (ponto próximo de convergência) e a quantidade de prisma que pode ser colocada na frente dos olhos antes da visão dupla (amplitude de vergência fusional). A presença de erros de refração, disfunção da musculatura ocular ou fraqueza na acomodação (foco próximo) também devem ser avaliadas.

TODO PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA DE CONVERGÊNCIA EXIGE TRATAMENTO?

            Um paciente que não está tendo dificuldade em realizar tarefas próximas, mas apresenta um resultado positivo para insuficiência de convergência no consultório, não necessita de tratamento, mas deve ser seguido.

            Por outro lado, uma criança com convergência adequada no consultório pode ocasionalmente apresentar sintomas em casa ou na escola, consistentes com insuficiência de convergência. Nesses casos, o tratamento para a fraqueza da convergência pode ser instituído e a criança acompanhada para avaliar a melhora dos sintomas.

QUAL É O TRATAMENTO PARA INSUFICIÊNCIA DE CONVERGÊNCIA?

            A insuficiência de convergência geralmente pode ser tratada praticando a convergência por meio de exercícios. A maioria dos estudos mostra que um curso curto de tratamento geralmente é bem sucedido. A terapia prolongada não mostra vantagens significativas e geralmente é desnecessária.

ÓCULOS OU TAMPÃO PODEM SER USADOS NO TRATAMENTO DA INSUFICIÊNCIA DE CONVERGÊNCIA?

            Um método de tratamento pode ser o uso de prismas de base externa que forçam o sistema a trabalhar mais para convergir. Eles são usados ​​apenas durante curtos períodos de tempo durante o tratamento, pois são muito cansativos para os olhos. Prismas de base interna podem ser usados ​​para alinhar artificialmente os olhos para leitura; no entanto, seu uso tornará improvável que o paciente desenvolva uma convergência mais forte por conta própria.

            O uso de tampão não é uma opção para fortalecer a convergência, pois prejudica a capacidade de exercer a função binocular (usar os dois olhos juntos). Ocasionalmente, os pacientes ocluem um olho temporariamente para aliviar a visão dupla.

O TRATAMENTO DE INSUFICIÊNCIA DE CONVERGÊNCIA SEMPRE É BEM SUCEDIDO?

            Ocasionalmente, um paciente não responde à terapia clínica. Nesses casos, os óculos prismáticos podem ser usados ​​para leitura, a fim de alinhar artificialmente os olhos e permitir uma visão binocular mais confortável. Em casos raros, a intervenção cirúrgica pode ser sugerida.

Fonte: https://aapos.org/glossary/convergence-insufficiency