LESÃO / LACERAÇÃO / ABRASÃO CORNEANA

O QUE É UMA ABRASÃO CORNEAL?

            A abrasão da córnea é um arranhão na camada mais externa da córnea. A córnea é a parte transparente e em forma de cúpula da frente do olho. Você pode ver a parte colorida do olho (íris) e a pupila através da córnea (Figura 1).

Figura 1: Fotografia de paciente com abrasão e opacidade da córnea (arranhão ou corte na superfície da córnea) e vermelhidão na conjuntiva.

POR QUE AS ABRASÕES CORNEANAS SÃO TÃO DOLOROSAS?

            A córnea é uma parte muito delicada do olho, que contém muitos nervos que enviam informações de dor ao cérebro. Isso nos permite saber que algo está errado e que precisamos de cuidado. Em alguns casos, um corpo estranho (grão de areia, por exemplo) na superfície do olho pode causar a abrasão da córnea. Um corpo estranho da córnea deve ser removido por um oftalmologista.

COMO AS ABRASÕES CORNEANAS SÃO TRATADAS?

            A maioria das abrasões da córnea são pequenas e se curam sozinhas, sem necessidade de tratamento. Abrasões corneanas maiores devem ser tratadas com gotas de antibióticos ou pomada para evitar infecções. Dependendo do tamanho da abrasão, seu médico pode recomendar que o olho afetado seja coberto com um tampão, este não deve ser mantido por mais de 24 horas sem troca.

EM QUANTO TEMPO AS ABRASÕES CORNEANAS SE CURAM?

            Para que a abrasão se cure, é necessário que uma nova camada superficial (o epitélio corneano) cresça e cubra a área danificada. Portanto, o tempo de cicatrização depende do tamanho da abrasão e da saúde da córnea. Uma abrasão em uma córnea saudável geralmente se cura em 1-5 dias.

COMO A FLUORESCEÍNA É UTILIZADA PARA DETECTAR UMA ABRASÃO CORNEANA?

            Um corante laranja chamado fluoresceína na forma de colírio é colocado no olho pelo oftalmologista. O corante destaca o arranhão quando examinado com uma luz azul especial (Figura 2).

Figura 2: Fotografia de uma abrasão corneana evidenciada pelo corante de fluoresceína (área esverdeada).

Figura 2: Fotografia de uma abrasão corneana evidenciada pelo corante de fluoresceína (área esverdeada).

Fonte: https://aapos.org/glossary/corneal-abrasions