Dia mundial das doenças raras
Hoje, 28/02/2022 é o dia da conscientização sobre as Doenças Raras, que são aquelas que afetam 1,3 pessoas a cada 2.000 indivíduos.
As distrofias de retina podem ser classificadas como Doença Rara e são um grupo heterogêneo de doenças que acometem a retina de um paciente, gerando perda visual, muitas vezes progressiva. São doenças de origem genética, porém não necessariamente hereditárias, ou seja, nem sempre são transmitidas pelos pais.
Os sinais e sintomas costumam aparecer na vida adulta, porém, alguns tipos como Amaurose Congênita de Leber já se manifestam na infância gerando baixa visão importante, nistagmo, alta hipermetropia e um maneirismo típico que é o ato de a criança/bebê apertar os olhos com força usando os dedos.
Atualmente já existe uma terapia gênica disponível para um determinado subtipo de mutação (RPE65) relacionado a esta doença, medicamento denominado Voretigene. Além disso, a estimulação visual precoce e a orientação sobre visão subnormal são essenciais para o manejo dessas crianças.
#SBOP#olhos#distrofiaderetina#doençararas#diamundialdasdoençasraras#saude#oftalmologia#oftalmologista