MOLUSCO CONTAGIOSO

O QUE É MOLUSCO CONTAGIOSO?

            O molusco contagioso é uma infecção viral comum em crianças. Causa pequenas lesões na pele, incluindo as pálpebras e suas margens (molusco ocular). As protuberâncias são geralmente parecidas com pérolas e em forma de cúpula com uma depressão central (umbilicação; Figura 1).

Fig. 1: Lesões típicas do molusco contagioso.

COMO É O DIAGNÓSTICO DO MOLUSCO OCULAR?

            A aparência das protuberâncias é característica, assim, o diagnóstico geralmente é clínico. Se ou quando uma excisão cirúrgica for realizada, o patologista poderá confirmar o diagnóstico a partir de uma amostra de tecido.

QUE OUTRAS DOENÇAS SE PARECEM COM O MOLUSCO?

            O molusco pode parecer semelhante às verrugas (verruga vulgar), catapora (varicela) e papiloma (geralmente mais comum na meia-idade e nos idosos) mas geralmente se distingue por sua aparência característica.

COMO É O CONTÁGIO PELO MOLUSCO?

            O molusco pode ser transmitido por contato direto.

QUEM PODE APRESENTAR O MOLUSCO OCULAR?

            O molusco contagioso é uma infecção viral que ocorre mais comumente em crianças saudáveis e em pacientes cujo sistema imunológico está enfraquecido (imunocomprometido).

O MOLUSCO É PERIGOSO?

            Não. O molusco é um distúrbio benigno. Se a margem das pálpebras forem afetadas, as crianças podem desenvolver olhos vermelhos e irritados.

COMO O MOLUSCO É TRATADO?

            As lesões de molusco desaparecem com o tempo, mas isso pode levar de vários meses até anos para acontecer. Nas crianças, os tratamentos mais comuns e eficazes incluem remoção cirúrgica, incisão e curetagem ou crioterapia, comumente sob anestesia geral. O molusco pode ter recorrência mesmo após sua remoção cirúrgica.

QUANDO O TRATAMENTO DO MOLUSCO OCULAR É INDICADO?

            O tratamento não é obrigatório, mas é apropriado para reduzir a transmissão a outras pessoas, a disseminação das lesões de uma parte do corpo para outra e cicatrizes por arranhões frequentes.

Fonte: https://aapos.org/glossary/molluscum-contagiosum