NEURITE ÓPTICA

O QUE É NEURITE ÓPTICA?

            Neurite óptica é uma inflamação do nervo óptico (Figura 1). Como a foto demonstra, o nervo óptico fica inchado e os vasos sanguíneos ficam distendidos. Essa inflamação pode causar perda de visão, porque o nervo óptico é responsável por transmitir informações do olho para o cérebro para produzir as imagens. Na doença crônica, o nervo óptico pode parecer mais pálido.

Fig. 1: Fotografia de fundo de olho demostrando inchaço (edema) do nervo óptico em um paciente com neurite óptica.

Fig. 1: Fotografia de fundo de olho demostrando inchaço (edema) do nervo óptico em um paciente com neurite óptica.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA NEURITE ÓPTICA?

            O primeiro sintoma da neurite óptica em uma criança é geralmente uma diminuição súbita e muitas vezes severa da visão (acuidade visual menor que 20/400). Pode ocorrer em um olho ou em ambos os olhos. Muitas crianças não percebem a perda da visão se esta ocorre apenas em um olho, mas o envolvimento de ambos os olhos é mais comum em crianças. Os pacientes também podem ter dores de cabeça e dor ao movimentar os olhos. Pode haver uma diminuição na percepção de cores, do brilho da luz e / ou perda de campo de visão (visão periférica). Algumas crianças têm outros sintomas neurológicos em outras partes do corpo, como fraqueza ou dormência. Muitas crianças com neurite óptica têm histórico de febre, quadro gripal ou imunizações (vacina) 1-2 semanas antes do início da baixa visual.

O QUE CAUSA NEURITE ÓPTICA?

            Pensa-se que a neurite óptica seja um distúrbio autoimune, no qual o próprio sistema imunológico ataca por engano o tecido nervoso do corpo. O ataque do sistema imunológico causa inflamação, inchaço e prejudica a função do nervo óptico. O gatilho para essa reação imune pode ser uma doença viral ou imunização recente, mas deve-se afastar outras causas como doenças infecciosas, esclerose múltipla ou outros problemas neurológicos.

COMO É DIAGNOSTICADA A NEURITE ÓPTICA?

            Uma história cuidadosa deve ser feita, incluindo perguntas sobre doenças recentes, febre, sintomas neurológicos ou imunizações recentes. O oftalmologista verifica a visão (que geralmente está severamente diminuída) e avalia a função do nervo óptico, incluindo as reações da pupila, a visão de cores e a visão periférica. O oftalmologista também examina o nervo óptico para detectar inchaços e vasos sanguíneos dilatados através do exame de fundo de olho dilatado. A tomografia de coerência óptica (OCT) pode quantificar o inchaço, fornecer informações para o diagnóstico e ser usada para monitorar a melhora do quadro ao longo do tempo. Outros testes podem incluir uma ressonância magnética, uma punção lombar e exames de sangue procurando causas infecciosas. Testes para anticorpos específicos, incluindo glicoproteína de oligodendrócitos de mielina (MOG) e aquaporina 4 (AQP4-IgG ou NMO-IgG), podem levar a um diagnóstico mais específico.

QUAL O PROGNÓSTICO E O TRATAMENTO DA NEURITE ÓPTICA?

            Felizmente, a maioria das crianças com neurite óptica recupera grande parte de sua visão. Isso geralmente ocorre espontaneamente e o tratamento pode não ser necessário. A recuperação geralmente começa dentro de algumas semanas e pode continuar por vários meses. Corticosteroides intravenosos podem acelerar a recuperação da visão, mas provavelmente não melhoram o resultado visual final.

            Se houver uma doença como causa da neurite óptica, deverá ser realizado tratamento específico. Infelizmente, uma pequena porcentagem de crianças não recupera a visão.

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE NEURITE ÓPTICA EM CRIANÇAS E ADULTOS?

            Em crianças é mais comum o acometimento de ambos os olhos, enquanto os adultos geralmente têm apenas um olho afetado. Crianças com neurite óptica geralmente têm histórico de doença ou imunização recente, diferente dos adultos. Adultos e crianças com neurite óptica têm um risco aumentado de apresentar esclerose múltipla, mas as crianças têm risco muito menor. Um estudo prospectivo de neurite óptica pediátrica (Pediatric Optic Neuritis Prospective Outcomes Study) revelou que 76% das crianças recuperaram a visão totalmente em 6 meses.

https://aapos.org/glossary/optic-neuritis