PARALISIA DE NERVOS CRANIANOS

O QUE É UM NERVO CRANIANO?

Os nervos cranianos são nervos que levam diretamente do cérebro a partes da cabeça, rosto e tronco. Existem 12 pares de nervos cranianos e alguns estão envolvidos em sentidos especiais (visão, olfato, audição, paladar, sensação), enquanto outros controlam músculos e glândulas.

QUAIS SÃO OS NERVOS RELACIONADOS AOS OLHOS?

O segundo nervo craniano é chamado nervo óptico. Ele envia informações visuais do olho para o cérebro. O terceiro nervo craniano é chamado nervo oculomotor. Ele está envolvida com o movimento ocular, o movimento das pálpebras e a função da pupila e do cristalino. O quarto nervo craniano é chamado nervo troclear e o sexto nervo craniano é chamado nervo abducente. Cada um deles inerva um músculo ocular envolvido no movimento ocular. O quinto nervo craniano é chamado nervo trigêmeo. Proporciona sensação de toque facial (incluindo sensação ocular).

O que é uma paralisia do nervo craniano?

Uma paralisia é uma falta de função de um nervo. Uma paralisia do nervo craniano pode causar fraqueza ou paralisia completa ou parcial das áreas servidas pelo nervo afetado. No caso de um nervo craniano que possui múltiplas funções (como o nervo oculomotor), é possível que uma paralisia afete todas as várias funções ou apenas algumas das funções desse nervo.

Quais são algumas das causas de uma paralisia do nervo craniano?

Uma paralisia do nervo craniano pode ocorrer devido a uma variedade de causas. Pode ser congênita (presente ao nascimento), traumática ou causada por doença dos vasos sanguíneos (hipertensão, diabetes, derrames, aneurismas, etc.). Também pode ser devido a infecções, enxaquecas, tumores ou pressão intracraniana elevada. Idade, histórico médico, detalhes sobre sintomas e exame apontarão o médico para os testes diagnósticos corretos necessários para determinar a causa da paralisia.

Quais são os sintomas de uma paralisia do nervo craniano?

A paralisia do III, IV e VI nervos cranianos podem limitar os movimentos oculares e produzir estrabismo (desalinhamento dos olhos) e diplopia (visão dupla). Além dos movimentos oculares limitados, uma paralisia do terceiro nervo também pode causar ptose (pálpebra caída) ou midríase (pupila anormalmente dilatada).

EXISTE ALGUM TRATAMENTO?

Consulte as seções de perguntas frequentes específicas sobre paralisia do terceiro, quarto e sexto nervos para obter informações e recomendações específicas (localizadas neste site). Alguns casos podem resolver por conta própria, e o oftalmologista geralmente espera pelo menos 6 meses por uma possível melhora espontânea. Durante esse período, a visão dupla pode ser aliviada com óculos de prisma ou oclusão um olho. Se a paralisia for congênita ou não melhorar após seis meses, a cirurgia do músculo ocular pode ser realizada para melhorar o alinhamento ocular e a diplopia. O melhor tratamento será determinado pelo oftalmologista após uma avaliação completa.

Fonte: https://aapos.org/glossary/cranial-nerve-palsy