PARALISIA DO III NERVO CRANIANO

O QUE É A PARALISA DO III NERVO?

O terceiro nervo craniano controla o movimento de quatro dos seis músculos oculares. Esses músculos movem o olho para dentro, para cima e para baixo, e controlam a torção (girando o olho para baixo e em direção à orelha do mesmo lado). O terceiro nervo craniano também controla a constrição da pupila, a posição da pálpebra superior e a capacidade do olho de focalizar. Uma paralisia completa do terceiro nervo causa pálpebra completamente fechada e desvio do olho para fora e para baixo. O olho não pode se mover para dentro ou para cima, e a pupila é normalmente aumentada e não reage normalmente à luz. Uma paralisia parcial do terceiro nervo afeta, em graus variados, qualquer uma das funções controladas pelo terceiro nervo craniano.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA PARALISA DO TERCEIRA NERVO?

Crianças mais velhas e adultos com paralisia do terceiro nervo geralmente têm visão dupla (diplopia) devido ao desalinhamento dos olhos. Se uma pálpebra caída (ptose) cobre a pupila, a diplopia pode não ser perceptível. Ptose da pálpebra ou pupila aumentada pode ser o primeiro sinal de paralisia do terceiro nervo. As crianças pequenas geralmente não se queixam de visão dupla. A Figura 1 demonstra a posição para fora do olho sob a pálpebra caída, a Figura 2 demonstra a pálpebra caída.

Figura 5: Olho desviado para fora.
Figura 6: Olho com a pálpebra caída.

O QUE CAUSA PARALISIADO III NERVO?

Uma paralisia do terceiro nervo pode estar presente no nascimento (congênita) e a causa exata pode não estar clara. A paralisia adquirida do terceiro nervo pode estar associada a traumatismo craniano, infecção, vacinação, enxaqueca, tumor cerebral, aneurisma, diabetes ou pressão alta.

QUE PROBLEMAS DESENVOLVEM EM CRIANÇAS COM PARALISIA?

As crianças podem desenvolver ambliopia no olho envolvido. A ambliopia pode ser tratada com oclusores nos olhos não afetados. A correção pode ser necessária por vários anos, às vezes até os 12 anos. Crianças com paralisia grave do terceiro nervo geralmente não têm visão binocular e a estereopsia (visão tridimensional) geralmente está ausente. Uma postura anormal da cabeça pode permitir a visão binocular. Uma paralisia parcial pode estar associada ao desenvolvimento da visão binocular.

O QUE PODE FAZER PARA CORRIGIR A PARALISIA DE TERCEIRO NERVO?

Infelizmente, não há tratamento para restabelecer a função do nervo fraco se for um caso congênito. Uma paralisia do terceiro nervo adquirida pode se resolver, dependendo da causa. O alívio da pressão no terceiro nervo de um tumor ou vaso sanguíneo (aneurisma) com cirurgia pode melhorar a paralisia do terceiro nervo.

O oftalmologista geralmente espera pelo menos 6 meses após o início para uma possível melhora espontânea. Durante esse período de observação, oclusão de um olho pode aliviar a visão dupla. Óculos de prisma podem aliviar a diplopia em alguns pacientes. Se a paralisia estiver presente após 6 meses, a cirurgia do músculo ocular pode ser realizada para realinhar os olhos, para que os olhos fiquem retos quando o paciente estiver olhando para a frente e a cirurgia das pálpebras pode ser realizada para ajudar a ptose em certos casos. Quanto mais severa a paralisia do terceiro nervo, mais difícil é restabelecer os movimentos oculares e a visão única quando o paciente está tentando usar os dois olhos juntos. A diplopia residual pode ser bastante incômoda para alguns pacientes. Múltiplas cirurgias podem ser necessárias para obter um bom alinhamento ocular no olhar direto, e a cirurgia no olho não envolvido pode ser necessária. A maioria dos pacientes continua desalinhando os olhos ao olhar em outras direções.

Fonte: https://aapos.org/glossary/third-nerve-palsy