PERSISTÊNCIA DA VASCULATURA FETAL


O QUE É  A PERSISTÊNCIA DA VASCULATURA FETAL?

A  persistIencia da vasculatura fetal (PFV), anteriormente conhecida como vítreo primário hiperplásico persistente, é um distúrbio do desenvolvimento do olho. À medida que o olho amadurece, é nutrido por um conjunto de vasos sanguíneos embrionários. Normalmente, esses vasos sanguíneos desaparecem completamente quando o olho termina seu desenvolvimento. A falha desses vasos em regredir causa esse distúrbio.

QUÃO COMUM É A PVF?

Muitas pessoas têm sinais oculares desses vasos embrionários. Na maioria das vezes, elas são benignas e podem ser vistas por um oftalmologista ao exame de fundo de olho. O médico do seu filho pode comentar sobre eles durante um exame oftalmológico. Variantes mais graves do PFV são bastante raras. Infelizmente, essas variações severas podem afetar profundamente o desenvolvimento visual da criança.

O PFV É HEREDITÁRIO?

A maioria dos casos de PFV é esporádica. No entanto, com o avanço da genética molecular, alguns casos familiares de PFV foram identificados.

A PFV AFETA UM OU AMBOS OLHOS?

A PFV geralmente afeta apenas um olho. Ambos os olhos podem ser afetados em cerca de 5 a 10% dos casos. Quando ocorrem casos bilaterais, pode haver uma condição sistêmica e / ou genética subjacente. Essas condições incluem a doença de Norrie e outros distúrbios do sistema nervoso central.

Fonte: https://aapos.org/glossary/persistent-fetal-vasculature-pfv