PSEUDOESTRABISMO

O QUE É O PSEUDOESTRABISMO?

               Estrabismo é o termo médico para qualquer desalinhamento ocular. Pseudoestrabismo refere-se a uma falsa aparência de estrabismo causada por uma ilusão de ótica.

               A dobra de pele no canto interno das pálpebras é chamada de epicanto. Em bebês ela pode ser maior que em adultos e pode estar associada a uma ponte nasal larga e plana. Essas características contribuem para a aparência dos olhos desviados, pois há menos superfície branca do olho próxima ao nariz em comparação com o lado oposto. Isso é especialmente visível nas fotos e quando a criança olha para o lado. O pseudoestrabismo não requer tratamento e a aparência tende a melhorar com o tempo à medida que o rosto cresce.

COMO É FEITO O DIAGNOSTICO DE PSEUDOESTRABISMO?

               O diagnóstico pode ser feito através de testes realizados pelo oftalmologista. Um dos testes realizados é através de uma luz, que, ao ser lançada sobre os olhos, deve cair no centro de cada olho ao mesmo tempo (Figura 1). Se um estrabismo verdadeiro estiver presente, os reflexos de luz não cairão na mesma posição. Outro teste, é o teste de cobertura. Os olhos são alternadamente cobertos enquanto a fixação de cada olho é monitorada. Se um dos olhos tiver que se mover para fixar, está presente um estrabismo. Também deve ser realizado um exame oftalmológico completo para descartar possíveis causas de estrabismo verdadeiro, como olho preguiçoso (ambliopia) ou grau de óculos (erro de refração). 

               O falso estrabismo deve ser diferenciado do estrabismo verdadeiro, pois este pode levar à perda permanente da visão nas crianças. Se houver suspeita de estrabismo em uma criança, é importante uma avaliação sem demora pelo oftalmologista. Pode ser difícil para um pediatra diferenciar entre estrabismo verdadeiro e pseudoestrabismo.

Figura 1. Criança com pseudoestrabismo, na qual, apesar de haver menos superfície branca do olho próxima ao nariz, o reflexo da luz está centrado em ambos os olhos.

Fonte: https://aapos.org/glossary/pseudostrabismus