PTERÍGIO

O QUE É O PTERÍGIO?
Pterígio é um crescimento semelhante à uma asa na superfície do olho. O pterígio cresce da conjuntiva em direção a córnea. A conjuntiva é a membrana mucosa que cobre a parte branca dos olhos (esclera) e a córnea é parte transparente do olho. O pterígio é mais comum em áreas do mundo mais próximas do equador, já que estão associados à exposição precoce ao sol (especialmente durante a infância e adolescência).
Um pterígio pode ser confundido com a pinguécula. A pinguécula parece uma mancha amarelada ou inchaço na superfície branca do olho. Cresce na conjuntiva, semelhante a um pterígio, mas não cresce sobre a córnea. A pinguécula é uma degeneração benigna da conjuntiva que ocorre à medida que as pessoas envelhecem.
O pterígio geralmente é pequeno e não tem efeitos prejudiciais. Às vezes, causam ressecamento ocular, vermelhidão, sensação de queimação e coceira. Um pterígio maior pode causar visão turva, por alterar a forma da córnea e produzir um astigmatismo. Quando o pterígio cresce sobre a córnea, pode causar perda de visão.

COMO É O TRATAMENTO DO PTERIGIO?
O pterígio pode ser tratado com lágrimas artificiais para aliviar os sintomas. E o tratamento definitivo é através de remoção cirúrgica.
A prevenção do pterígio começa na infância com a proteção dos olhos do sol. O uso de chapéus e óculos de sol com proteção UV pode ajudar a impedir o desenvolvimento do pterígio.

https://aapos.org/glossary/pterigium

Anterior

Próximo