SUTURA AJUSTÁVEL NA CIRURGIA DE ESTRABISMO

O QUE É UMA SUTURA AJUSTÁVEL NA CIRURGIA DE ESTRABISMO?

A cirurgia de estrabismo com sutura ajustável é um tipo de cirurgia do músculo ocular que permite ao cirurgião ajustar a posição do músculo ocular logo após a cirurgia. Desta forma, o cirurgião pode maximizar a probabilidade de um alinhamento ocular satisfatório. 

A cirurgia de estrabismo com sutura ajustável é realizada em duas etapas. Primeiro, é realizada uma cirurgia padrão de estrabismo, que envolve enfraquecer ou reforçar um ou mais músculos oculares. Durante o procedimento, uma sutura ajustável é colocada em uma ou mais suturas musculares (Figura 1). 

Segundo, o alinhamento dos olhos é verificado pelo cirurgião algumas horas/dias após a cirurgia e , se necessário, os músculos podem ser movidos ou “ajustados” deslizando o nó da sutura ajustável. 

Figura 1: Desenho esquemático do nó da sutura ajustável que permite o ajuste da posição dos olhos após a cirurgia.

QUEM PODE SER SUBMETIDO À CIRURGIA COM SUTURA AJUSTÁVEL?

Qualquer pessoa que possa cooperar, pode ser submetida à técnica com sutura ajustável. Em geral, adultos e, ocasionalmente, adolescentes são bons candidatos. A capacidade do paciente em tolerar o procedimento pode ser verificados no consultório, simulando a experiência e vendo como o paciente reage. Crianças pequenas e pacientes pouco cooperativos só toleram ajustes sob anestesia.

O PACIENTE ESTÁ DORMINDO OU SOB ANESTESIA DURANTE O AJUSTE DA SUTURA?

Na maioria dos casos, o paciente está acordado durante o ajuste e gotas são usadas para anestesiar o olho. O ajuste pode ocorrer na sala de recuperação logo após a cirurgia ou no consultório médico no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia. Com certas técnicas, ajustes tardios ​​também são possíveis. A sedação total é evitada para que o paciente possa “focalizar” com os olhos o melhor possível para ajudar o cirurgião a determinar o alinhamento ideal.

O AJUSTE DA SUTURA É DOLOROSO?

A maioria dos pacientes descreve o ajuste da sutura como desconfortável, mas não necessariamente doloroso. As gotas anestésicas ajudam, mas às vezes há uma sensação de pressão quando o músculo é movido.

A TÉCNICA DE SUTURA AJUSTÁVEL É NOVA?

A técnica de sutura ajustável foi descrita pela primeira vez em 1941; seu uso se popularizou após 1975 e evoluiu desde então.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA CIRURGIA COM SUTURA AJUSTÁVEL?

O benefício da cirurgia com sutura ajustável é a capacidade de ajustar o resultado cirúrgico imediato. Espera-se que esta técnica reduza as taxas de reoperação e melhore o resultado cirúrgico. É especialmente útil em cirurgias de estrabismo mais complicadas, como reoperações, trauma ou distúrbios dos movimentos oculares, como a doença de Graves.

QUAIS SÃO ALGUMAS COMPLICAÇÕES POSSÍVEIS DA CIRURGIA COM SUTURA AJUSTÁVEL?

Durante o ajuste, pode ocorrer a ruptura da sutura ou do nó. Se isso acontecer, alguns pacientes podem precisar voltar à sala de operações para suturar os músculos.

Às vezes, o músculo pode não se mover para frente ou para trás, conforme desejado. Essa complicação ocorre devido à cicatrização do músculo da esclera, especialmente para ajustes tardios, músculos com cicatrizes ou músculos que perderam parte de sua elasticidade.

Embora seja normal sentir-se um pouco ansioso com o procedimento de ajuste, a frequência cardíaca pode diminuir em algumas pessoas quando um músculo ocular é tensionado e levar à sensação de fraqueza e enjoo. Essas reações geralmente têm duração muito curta e não são graves.

Às vezes, as medidas do estrabismos são variáveis ​​logo após a cirurgia, e pode ser difícil saber qual é a medida “real”. Visão turva e desconforto podem limitar a capacidade do paciente de cooperar com as medições e o procedimento de ajuste. Seu cirurgião pode solicitar que você retorne para visitas adicionais no período pós-operatório. É melhor que um membro da família o leve a essas visitas pós-operatórias, caso sua visão fique embaçada demais para dirigir depois.

O nó de sutura ajustável pode causar mais vermelhidão e desconforto após a cirurgia e leva mais tempo para ser reabsorvido do que na cirurgia padrão de estrabismo.

TODOS OS CIRURGIÕES DE ESTRABISMO USAM SUTURAS AJUSTÁVEIS?

Nem todos os cirurgiões de estrabismo usam suturas ajustáveis. Isso se deve principalmente à preferência pessoal do seu oftalmologista. Atualmente, não existem dados que comprovem que a cirurgia de estrabismo com sutura ajustável seja melhor que a técnica cirúrgica padrão.

https://aapos.org/glossary/adjustable-sutures-in-strabismus-surgery

Próximo