TRATAMENTO DA MIOPIA PROGRESSIVA

A miopia é uma condição na qual o sistema óptico do olho faz com que o foco dos raios de luz encontre-se anterior à retina, em vez de na sua superfície. Vários fatores podem causar esse foco anormal dos raios de luz, incluindo anormalidades no cristalino ou na córnea, ou por um olho anormalmente grande. A miopia pode ser tratada com óculos, lentes de contato. A cirurgia refrativa, como Lasik, geralmente é reservada para adultos.

A miopia alta é definida como miopia de -5,00 dioptrias ou superior, e geralmente é associada a um olho muito longo. A miopia alta geralmente começa na primeira infância e aumenta progressivamente, associada ao crescimento contínuo do olho. A prevalência de alta miopia tem aumentado nas últimas décadas, principalmente nos países desenvolvidos. O motivo dessa tendência é desconhecido. Como mais pessoas, incluindo crianças, estão desenvolvendo alta miopia, vários métodos para tentar retardar sua progressão foram tentados. Isso inclui meios ópticos, como lentes de contato rígidas e óculos bifocais, a métodos farmacológicos, como colírios de atropina. Estudos recentes em crianças de ascendência asiática demonstraram que o uso de atropina em doses muito baixas (0,01%) foi mais eficaz na redução da progressão da miopia do que nas concentrações padrão, com menor incidência de sensibilidade à luz ou necessidade de óculos de leitura temporários.

Finalmente, há evidências que sugerem que o tempo gasto ao ar livre durante a infância pode reduzir a progressão da miopia em crianças e adolescentes.

É importante que pacientes com miopia alta sejam submetidos a exames oftalmológicos regulares, pois essa condição está associada a um risco aumentado de roturas na retina, o que pode levar ao descolamento da retina. 

https://aapos.org/glossary/progressive-high-myopia