TRIQUÍASE

POR QUE OS CÍLIOS DO MEU FILHO ESTÃO VIRADOS EM DIREÇÃO AOS OLHOS? 

Triquíase é o desvio dos cílios em direção ao globo. 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA TRIQUÍASE?

A triquíase pode ser assintomática ou causar dor, sensação de corpo estranho, olhos vermelhos, lacrimejamento e arranhões na córnea, levando a infecções e cicatrizes.

QUAIS SÃO AS CAUSAS?

Nas crianças, muitas vezes é temporário. Também pode ser devido à fricção dos olhos, que pode virar mecanicamente os cílios. Algumas crianças têm epibléfaro, uma desordem congênita na qual há uma dobra extra de pele da pálpebra inferior, que empurra os cílios para a posição vertical. É frequentemente observado logo após o nascimento e é mais comum em crianças de ascendência asiática ou hispânica.

QUAL É O TRATAMENTO?

Muitas vezes, esse é um problema temporário em crianças. Pomada artificial para lágrimas protegerá a superfície do olho. Se houver um arranhão no olho, gotas de antibióticos podem ser necessárias. Os cílios mal direcionados podem ser retirados, mas geralmente crescem curtos e rígidos em 6 a 8 semanas e podem ser mais irritantes. Se houver sinais de infecção, cicatrizes ou perda de visão, os folículos dos cílios podem ser destruídos na sala de cirurgia. Se a causa for epibléfaro, a cirurgia pode ser feita para remover o excesso de pele e normalizar a posição a pálpebra.

https://aapos.org/glossary/trichiasis