O QUE É CONSIDERADO “TEMPO DE TELAS”?
O tempo de telas se refere ao período gasto em atividades que envolvem o uso de dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets, computadores e televisões.
O USO EXCESSIVO DE TELAS PODE PREJUDICAR A VISÃO?
Sim. O uso prolongado de telas pode causar sintomas como fadiga ocular, olhos secos, dor de cabeça e visão borrada, um conjunto de sintomas conhecido como Síndrome da Visão de Computador ou Fadiga Ocular Digital.
O TEMPO DE TELAS AUMENTA O RISCO DE MIOPIA?
Estudos sugerem que crianças que passam muito tempo em atividades de perto, como o uso de telas, podem ter maior risco de progressão da miopia.
EXISTE UMA RECOMENDAÇÃO DE TEMPO MÁXIMO DE EXPOSIÇÃO ÀS TELAS?
Sim. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica e outras entidades recomendam:
- Até 2 anos: Evitar telas, exceto para videochamadas com familiares.
- De 2 a 5 anos: No máximo 1 hora por dia, com conteúdo educativo e supervisão.
- De 6 a 10 anos: Até 2 horas por dia, com equilíbrio entre outras atividades.
- Adolescentes: Uso moderado, com intervalos regulares e priorizando atividades ao ar livre.
O QUE PODE SER FEITO PARA REDUZIR OS IMPACTOS DO TEMPO DE TELA NA VISÃO?
Algumas estratégias ajudam a minimizar os efeitos negativos do uso prolongado de telas:
- Regra 20-20-20: A cada 20 minutos de uso, fazer uma pausa de 20 segundos e olhar para um objeto a pelo menos 20 pés (6 metros) de distância.
- Piscamento consciente: Lembrar-se de piscar com frequência para evitar o ressecamento dos olhos.
- Iluminação adequada: Evitar usar telas no escuro e ajustar o brilho da tela para que fique menos iluminada que o ambiente.
- Aumento do tempo ao ar livre: Passar mais tempo em ambientes externos pode ajudar na saúde ocular e reduzir o risco de progressão da miopia.
- Preferir a maior tela e a maior distância: assistir televisão a uma distância maior é preferível a usar smartphones à curta distância
O USO DE TELAS AFETA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL?
Sim, o uso excessivo pode impactar o desenvolvimento motor, social e cognitivo das crianças. O tempo excessivo na frente das telas pode substituir atividades importantes, como brincadeiras ao ar livre, interação social e leitura de livros físicos, essenciais para o aprendizado e o desenvolvimento saudável.