O QUE É BAIXA VISÃO?
A perda parcial da visão que não pode ser melhorada é conhecida como baixa visão. Uma pessoa com baixa visão tem uma visão reduzida (geralmente definida como 20/70 ou menos), um campo de visão reduzido (visão periférica) ou ambos. Pessoas com baixa visão não são cegas. Reabilitação associada à baixa visão refere-se ao treinamento de novas maneiras de realizar as tarefas da vida cotidiana. Para uma criança, trata-se de ajudá-la a estudar e brincar.
QUAIS SÃO OS SINAIS DA BAIXA VISÃO?
Alguns sinais de baixa visão incluem dificuldade em reconhecer um rosto familiar, dificuldade em ler, dificuldade em ver objetos que apresentam riscos potenciais, como degraus, meios-fios e paredes.
QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS DE BAIXA VISÃO EM CRIANÇAS?
A baixa visão pode ser o resultado de alterações hereditárias, como albinismo, catarata pediátrica, glaucoma pediátrico, anormalidades nos nervos e da retina.
O QUE É UM EXAME DE BAIXA VISÃO?
O exame oftalmológico para visão subnormal varia de acordo com a idade da criança e tem a finalidade de obter o máximo de conhecimento possível o funcionamento visual. Isso inclui a medida da acuidade visual, do erro de refração (grau de óculos), do campo visual (a extensão da visão periférica ou lateral), da função dos músculos dos olhos (o alinhamento dos olhos e a capacidade de movê-los em todas as direções) e visão de cores. Testes adicionais podem ser recomendados, incluindo um eletrorretinograma (ERG) e potencial visual evocado .
QUE TIPO DE TRATAMENTO ESTÁ DISPONÍVEL PARA PACIENTES COM BAIXA VISÃO?
Óculos e / ou lentes de contato podem ser recomendados; Lupas, binóculos, telescópios ou lentes coloridas também podem ser úteis. Outros dispositivos não ópticos, como TVs de circuito fechado, livros com fontes grandes e tecnologia adaptativa também estão disponíveis. Crianças com menos de três anos serão encaminhadas para estimulação visual precoce para ampliar suas capacidades.
O QUE É ESTIMULAÇÃO VISUAL PRECOCE?
A estimulação visual precoce compreende uma equipe de profissionais de educação especial. Esta equipe trabalha com pais e cuidadores para desenvolver um programa centrado na família para permitir que uma criança pequena desenvolva todas as suas habilidades e potencial. Um professor treinado para trabalhar com deficientes visuais deve estar envolvido.