O QUE É UMA DEFICIÊNCIA DE APRENDIZAGEM?
Dificuldades de aprendizado são problemas que afetam a forma como a criança entende, processa e usa as informações, mesmo que tenha inteligência normal ou até acima da média. Essas dificuldades podem ter várias causas, incluindo fatores genéticos e diferenças no funcionamento do cérebro. Elas costumam afetar áreas específicas do aprendizado, como leitura, escrita ou matemática.
A dislexia, por exemplo, é uma dificuldade de aprendizado comum que interfere na alfabetização. Crianças com dislexia podem ter dificuldade para reconhecer palavras, ler de forma fluente e compreender o que leem.
QUÃO COMUM É ESSE DÉFICIT?
Pode afetar até 15-20% da população. Entre as pessoas afetadas, aproximadamente 85% têm dislexia (dificuldade de aprendizagem baseada na linguagem).
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZADO?
As causas podem ser variadas e incluem fatores neurológicos, genéticos, ambientais e emocionais. Algumas condições associadas incluem:
- Transtornos específicos de aprendizagem, como dislexia (dificuldade na leitura), disgrafia (dificuldade na escrita) e discalculia (dificuldade com números).
- Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), que pode dificultar a concentração e a organização das tarefas.
- Problemas visuais e auditivos não diagnosticados, que prejudicam a captação das informações.
- Fatores emocionais, como ansiedade e dificuldades familiares, que podem impactar o desempenho escolar.
QUEM É MAIS PROVÁVEL DE TER DIFICULDADE DE APRENDIZADO?
A dificuldade de aprendizado pode afetar pessoas de todas as origens e níveis de inteligência, independentemente de gênero. A dislexia pode, porém, ser familiar.
COMO É DIAGNOSTICADA A DIFICULDADE DE APRENDIZADO?
O diagnóstico é baseado em uma avaliação formal da capacidade intelectual, processamento informacional e processamento linguístico. É feito por uma equipe multidisciplinar, que pode incluir psicopedagogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, oftalmologistas e neuropediatras.
QUAL O PAPEL DA VISÃO?
Alterações visuais podem impactar diretamente a aprendizagem, dificultando a leitura, a escrita e a atenção em sala de aula. Crianças com dificuldade de aprendizado devem ser avaliadas por um oftalmologista para permitir o diagnóstico e o tratamento de condições oculares, como erros de refração e alteração dos músculos oculares.
Na ausência de alterações oculares, não é recomendado realizar terapias visuais como forma de tratamento de transtornos de aprendizado.
COMO OS PAIS E PROFESSORES PODEM AJUDAR?
Pais e educadores desempenham um papel essencial no suporte à criança. Algumas estratégias incluem:
- Identificar as dificuldades precocemente e buscar ajuda especializada.
- Adaptar o ritmo de aprendizado e oferecer reforço positivo.
- Criar uma rotina estruturada e organizada para as tarefas.
- Estimular a leitura e o aprendizado de maneira lúdica.