DIFICULDADES DE APRENDIZADO

O QUE É UMA DEFICIÊNCIA DE APRENDIZAGEM?

Dificuldades de aprendizado são problemas que afetam a forma como a criança entende, processa e usa as informações, mesmo que tenha inteligência normal ou até acima da média. Essas dificuldades podem ter várias causas, incluindo fatores genéticos e diferenças no funcionamento do cérebro. Elas costumam afetar áreas específicas do aprendizado, como leitura, escrita ou matemática.

A dislexia, por exemplo, é uma dificuldade de aprendizado comum que interfere na alfabetização. Crianças com dislexia podem ter dificuldade para reconhecer palavras, ler de forma fluente e compreender o que leem.

 QUÃO COMUM É ESSE DÉFICIT?

            Pode afetar até 15-20% da população. Entre as pessoas afetadas, aproximadamente 85% têm dislexia (dificuldade de aprendizagem baseada na linguagem).

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZADO?

As causas podem ser variadas e incluem fatores neurológicos, genéticos, ambientais e emocionais. Algumas condições associadas incluem:

  • Transtornos específicos de aprendizagem, como dislexia (dificuldade na leitura), disgrafia (dificuldade na escrita) e discalculia (dificuldade com números).
  • Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), que pode dificultar a concentração e a organização das tarefas.
  • Problemas visuais e auditivos não diagnosticados, que prejudicam a captação das informações.
  • Fatores emocionais, como ansiedade e dificuldades familiares, que podem impactar o desempenho escolar.

QUEM É MAIS PROVÁVEL DE TER DIFICULDADE DE APRENDIZADO?

            A dificuldade de aprendizado pode afetar pessoas de todas as origens e níveis de inteligência, independentemente de gênero. A dislexia pode, porém, ser familiar.

COMO É DIAGNOSTICADA A DIFICULDADE DE APRENDIZADO?

            O diagnóstico é baseado em uma avaliação formal da capacidade intelectual, processamento informacional e processamento linguístico. É feito por uma equipe multidisciplinar, que pode incluir psicopedagogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, oftalmologistas e neuropediatras.

QUAL O PAPEL DA VISÃO?

Alterações visuais podem impactar diretamente a aprendizagem, dificultando a leitura, a escrita e a atenção em sala de aula.  Crianças com dificuldade de aprendizado devem ser avaliadas por um oftalmologista para permitir o diagnóstico e o tratamento de condições oculares, como erros de refração e alteração dos músculos oculares.

Na ausência de alterações oculares, não é recomendado realizar terapias visuais  como forma de tratamento de transtornos de aprendizado.

COMO OS PAIS E PROFESSORES PODEM AJUDAR?

Pais e educadores desempenham um papel essencial no suporte à criança. Algumas estratégias incluem:

  • Identificar as dificuldades precocemente e buscar ajuda especializada.
  • Adaptar o ritmo de aprendizado e oferecer reforço positivo.
  • Criar uma rotina estruturada e organizada para as tarefas.
  • Estimular a leitura e o aprendizado de maneira lúdica.