PARALISIA DO VI NERVO CRANIANO

O QUE É A PARALISIA DO VI NERVO CRANIANO?

A paralisia do sexto nervo craniano é a fraqueza do nervo que inerva o músculo reto lateral. O músculo reto lateral gira o olho para fora e quando o músculo reto lateral é fraco, o olho fica para dentro (esotropia). A esotropia é maior quando se olha para um alvo distante e se olha para o mesmo lado do músculo reto lateral afetado.

O QUE CAUSA A PARALISIA?

As causas mais comuns de paralisia do sexto nervo craniano são acidente vascular cerebral, trauma, doença viral, tumor cerebral, inflamação, infecção, enxaqueca e pressão intracraniana elevada. A condição pode estar presente no nascimento; no entanto, a causa mais comum em crianças é trauma. Em pessoas idosas, um pequeno derrame é a causa mais comum. Às vezes, a causa da paralisia nunca é determinada, apesar de extensa investigação. O sexto nervo craniano tem um longo percurso desde o tronco cerebral até o músculo reto lateral e, dependendo da localização da anormalidade, outras estruturas neurológicas podem estar envolvidas. Perda auditiva, fraqueza facial, diminuição da sensação facial, pálpebra caída e / ou movimento ocular anormal podem estar associados, dependendo da localização da lesão.

A PARALISIA MELHORIA COM O TEMPO?

É possível que as paralisias resolvam com o tempo e a quantidade de resolução depende principalmente da causa subjacente. A paralisia causada por doença viral geralmente se resolve completamente; enquanto a paralisia causada por trauma normalmente está associada à resolução incompleta. A melhora máxima geralmente ocorre durante os primeiros seis meses após o início.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Visão dupla (2 imagens vistas lado a lado) é o sintoma mais comum. Se um olho estiver envolvido, a separação entre as duas imagens será maior no olhar na direção do olho afetado (por exemplo, olhe para a esquerda na paralisia do sexto nervo esquerdo). Geralmente, há menos visão dupla quando se olha objetos de perto e de longe. As crianças normalmente não experimentam visão dupla persistente, mas são propensas a desenvolver ambliopia, dependendo da gravidade e duração da paralisia do sexto nervo.

COMO É CORRIGIDA A VISÃO DUPLA NA PARALISIA DO VI NERVO

Os óculos com prisma podem realinhar as imagens e permitir uma visão binocular única ao olhar para a frente. Como o grau do desalinhamento varia em diferentes posições do olhar, a correção do prisma não elimina a visão dupla em todas as posições do olhar. O poder do prisma pode ser reduzido à medida que a paralisia melhora. Ocluir um olho elimina a visão dupla, no entanto, esse tratamento deve ser cuidadosamente monitorado em crianças para evitar o desenvolvimento de ambliopia.

QUANDO DEVE SER OPERADA?

Após observação se há melhora (geralmente seis meses), a cirurgia de estrabismo pode ser realizada para melhorar o alinhamento dos olhos se a correção do prisma não for satisfatória. A toxina botulínica sozinha ou em conjunto com a cirurgia é ocasionalmente utilizada para enfraquecer temporariamente o músculo reto medial (que puxa o olho para o lado oposto).

Fonte: https://aapos.org/glossary/sixth-nerve-palsy