CERATOCONE

O QUE É CERATOCONE?

            Ceratocone é uma doença ocular que afeta a córnea, a parte transparente na frente do olho. Nesta condição, a córnea fica progressivamente mais fina e desenvolve uma forma de cone irregular, levando a problemas de visão (Figura 1). Essa alteração, geralmente leva à visão turva e mudanças frequentes no grau dos óculos / lente de contato.

Geralmente é bilateral (ocorrendo nos dois olhos), mas os sintomas podem ser bem diferentes entre os dois olhos. São progressivos por um período de cerca de 10 a 20 anos e depois estabilizam gradualmente.

Figura 1: Fotografia de olho com ceratocone olhando para baixo e evidenciando a protrusão da córnea em forma de cone.

O CERATOCONE PODE AFETAR CRIANÇAS? 

Sim, o ceratocone pode afetar crianças e adolescentes. Embora seja mais comumente diagnosticado em jovens adultos, ele pode começar a se desenvolver na infância.

Ocorre em cerca de 1 em cada 2.000 pessoas na população em geral. É encontrado em todas as partes do mundo, mas é mais comum em certas populações geográficas e étnicas, como os asiáticos.

QUAL A CAUSA DO CERATOCONE?

            A causa exata do ceratocone é desconhecida e provavelmente envolve vários fatores ambientais, comportamentais e genéticos. Esfregar os olhos é um dos principais fatores comportamentais ligados à doença. Mutações em vários genes foram associadas ao ceratocone, e crianças com parentes de primeiro grau afetados têm maior probabilidade de desenvolvê-lo. Problemas nas enzimas que mantêm a saúde da córnea também podem contribuir. Esses fatores resultam em uma estrutura defeituosa do colágeno, causando afinamento e irregularidade da córnea. 

O ceratocone é mais comum em pacientes com atopia (asma e eczema), alergias oculares graves, síndrome de Down, síndrome de Marfan e amaurose congênita de Leber.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CERATOCONE EM CRIANÇAS? 

Os sintomas do ceratocone incluem visão embaçada, distorcida ou dupla, sensibilidade à luz, necessidade frequente de mudar a prescrição dos óculos e dificuldade em ver claramente mesmo com correção. A doença provoca rápidas mudanças no grau dos olhos, geralmente agravando a miopia e o astigmatismo irregular. Nos estágios iniciais, os pacientes notam visão embaçada, especialmente à noite, fotofobia e “imagens fantasmas” ao redor das luzes. Embora o ceratocone geralmente seja indolor, pode causar dor e vermelhidão se uma bolha (hidropsia) se formar na córnea, e a cicatrização dessa bolha pode reduzir ainda mais a visão.     

COMO É DIAGNOSTICADO?

            O ceratocone é diagnosticado através de um exame oftalmológico completo e de um exame da topografia da córnea, que cria um mapa tridimensional digital da superfície da córnea e ajuda a confirmar o diagnóstico.

COMO É TRATADO?

Casos leves de ceratocone podem ser tratados com óculos ou lentes de contato gelatinosas. No entanto, a maioria dos casos requer o uso de lentes de contato rígidas permeáveis a gás (duras) para proporcionar a melhor visão, corrigindo a forma irregular da córnea.

O crosslinking é um procedimento utilizado para evitar a progressão do ceratocone por promover o endurecimento do colágeno da córnea e fortalecer sua estrutura. Outra opção de tratamento é o implante de segmentos de anel dentro da córnea, realizado cirurgicamente para reduzir a protrusão do cone. Em casos mais graves, pode ser necessário o transplante de córnea.

É importante ressaltar que a cirurgia refrativa não é recomendada para pacientes com ceratocone, pois este tipo de operação pode acelerar o afinamento da córnea.

É necessário um acompanhamento cuidadoso com um oftalmologista durante e após qualquer tratamento, para garantir que não haja piora, especialmente porque as crianças geralmente apresentam uma forma mais agressiva da doença do que os adultos.

O TRATAMENTO É EFICAZ EM CRIANÇAS? 

Sim, o tratamento pode ser eficaz, especialmente se a doença for detectada precocemente. O crosslinking, em particular, é uma opção promissora para impedir a progressão do ceratocone em crianças.

O CERATOCONE PODE SER PREVENIDO? 

Embora não haja uma maneira comprovada de prevenir o ceratocone, evitar esfregar os olhos e tratar quaisquer condições oculares alérgicas ou irritações que possam causar trauma mecânico excessivo pode ajudar a reduzir o risco.